Track by track: Right place, Wrong person.

Escrito por: Eduarda Jermann

                                                                                       Revisado por: Selina Dias

Na madrugada do dia 24 de maio, RM voltou com tudo dando continuidade a sua carreira solo com o lançamento do segundo álbum de estúdio “Right place, Wrong person”. Com uma proposta diferente de tudo que já lançou, “RPWP” – sigla do projeto – conta com 11 faixas totalmente experimentais produzidas por cerca de 40 produtores. Se “Indigo“, seu primeiro álbum solo, serviu como o último arquivo dos seus vinte anos, agora ele abre portas a sua nova fase de vida: o início dos trinta anos.

Rapper, compositor e líder do BTS, um dos grupos de K-pop mais influentes dos últimos tempos, naturalmente Namjoon costuma ser alvo de grande pressão por carregar a responsabilidade de representar o grupo mundialmente. Após mais de dez anos de carreira, surge a necessidade de tirar o peso das costas: colocar para fora tudo aquilo que não consegue como integrante do grupo, mas sim como RM.  

Na página oficial da BigHit, o álbum é descrito como “um universo de emoções que qualquer um pode se deparar ao menos uma vez na vida”. Em tradução direta, “Lugar certo, pessoa errada”, é um retrato para todos aqueles que se sentem ou já se sentiram deslocados em algum momento de suas vidas. Incrível, né? Vem entender melhor essa história num track by track

TRACK STORY

Right People, Wrong Place

A primeira faixa, como a introdução de qualquer disco, sintetiza os elementos sonoros que iremos entrar em contato ao longo do decorrer do álbum e aqui, o faz muito bem. Logo de cara, é fácil notar – principalmente para os fãs – que os sons são muito distantes do seu primeiro álbum e de qualquer obra que já tenha lançado. “Right People, Wrong Place” brinca exatamente com o antagonismo que existe entre as palavras “certo” e “errado”, ou seja, o contraste dos sentidos opostos dessas palavras. Em recente vídeo lançado em colaboração com Jimin, seu parceiro de grupo, RM afirmou: “Em todas as situações e relacionamentos quando estamos no mundo, o conceito de “certo” e “errado” pode ir e voltar”. É basicamente uma maneira de questionar o que exatamente é correto ou não, mas dando forma e ritmo as suas dúvidas, incertezas e inseguranças, imerso em si como se estivesse em um estado de dissociação.

Nuts

“Nuts” é uma aposta corajosa: seu início, meio e fim são totalmente diferentes, mas de forma coesa. É o tipo de música que começa de um jeito e termina de outro, de maneira que o ouvinte não é capaz de prever. Um dos primeiros sons que entramos em contato é de um baixo muito alternativo, e assim segue como base até o seu fim. Daqui para frente, a estrutura musical se torna cada vez mais interessante e complexa, é preciso ter atenção para captar a mensagem e os elementos da música.

Imagem 1: Foto promocional para o seu segundo álbum de estúdio.

A parte lírica, ou seja, a letra, desempenha um papel importante na humanização dos artistas, afinal, é fácil se deixar levar pela imagem construída pela mídia ou redes sociais. Conhecido pelo seu trabalho como compositor e poeta, Namjoon não deixa a desejar, expõe, sem hesitar, os seus sentimentos de maneira crua, exibindo suas frustrações, decepções e anseios sob um ritmo divertido e irônico de certa maneira. Confira a performance da faixa ao vivo:

Out of love

Existe um lado limitante de estar sob os holofotes, ser alvo de críticas e retaliações. Com RM não seria diferente, ainda mais sendo representante de um grupo mundialmente reconhecido e em processo de alistamento militar. Em uma batida bruta, “Out of love” é uma resposta curta e direta aos rumores, falácias e desaprovações sobre a sua figura.

Imagem 2: RM em foto promocional do álbum Right place, Wrong person.

Além de uma resposta, soa também como um desabafo, carregado de medo e revolta, evidente no trecho: “Depois de mais de dez anos, finalmente ouço de novo aquele sussurro/ Eu não pertenço aqui, a poesia morreu e o amor foi enterrado”. É uma música que dá um gostinho do que costumava fazer sob a persona Rap Monster, quem aí lembra?

Domodachi (feat. Little Simz)

O termo “Domodachi” é um trocadilho de palavras japonesas, se refere a palavra “Tomodachi” que significa “amigo” com o prefixo “Domo”, uma forma de agradecer informalmente. Em português, “Obrigada, amigos”, é uma faixa em que RM disserta sobre falsos amigos, pessoas que se aproximam dele por conveniência sob um ritmo inquietante e frenético, cheio de baterias. Mais uma vez, RM não poupa palavras, como no trecho: “Eu dou o dom, ouça com atenção: você pode saber meu nome, mas você não me conhece”. 

Imagem 3: instagram/rpwprpwprpwp

Em coro, o refrão é ressoado em japonês e no segundo verso, somos surpreendidos com a participação especial da rapper britânica Little Simz, que faz toda a diferença, é intenso e poderoso,  ressaltando a importância da lealdade entre amizades genuínas. Dá uma olhada no MV:

? (Interlude)

Interlude nada mais é do que um intervalo entre duas faixas, funciona como uma transição ou virada de chave para o álbum. A quinta faixa do álbum, “? (interlude)”, segue o mesmo ritmo frenético da anterior mas dessa vez repleta de devaneios. A letra sugere o fim de um relacionamento e como gostaria de manter as memórias vivas apesar do encerramento de tal ciclo. Na letra, Namjoon faz o uso de uma metáfora em “Eu só espero que você se lembre de mim / O melhor túmulo do seu cemitério”, reforçando a vontade do artista de manter as memórias vivas. E finaliza com a mesma premissa do disco, a vida é naturalmente cíclica, tudo o que vai, volta.

Groin

“Groin” é uma faixa de hip-hop que cativa desde os primeiros acordes. Iniciando com uma melodia suave e agradável, rapidamente dá lugar a uma virada de tom e ritmo impressionante. O baixo se destaca, unindo-se perfeitamente ao instrumental da música, criando uma atmosfera divertida e contagiante.

Imagem 4: Instagram/rpwprpwprpwp

A letra não foge à intensidade musical e faz referência à música solo de Yoongi, outro rapper e compositor do BTS, “Intro: Nevermind”, transbordando uma crueza de quem suportou por muito tempo expectativas e julgamentos das pessoas. Com a ajuda do produtor Mokyo, ele reafirma com a força que possui naturalmente, “Quando se trata de mim, tudo é sempre mal-interpretado / Eu não sou um maldito diplomata / O que eu represento? / Eu só represento a mim mesmo”. O clipe consegue ser tão experimental quanto a faixa, confira:

Heaven

“Heaven”, a sétima faixa do álbum, se destaca por sua suavidade em comparação com o resto do disco. A letra, por outro lado, trata de um assunto delicado: relacionamento tóxico. Com  elementos característicos do shoegaze, subgênero indie alternativo, “Heaven” cria uma atmosfera envolvente e reflexiva. 

Imagem 5: https://x.com/rkivespic/status/1793863011951931889

A música é uma escolha perfeita para ouvir andando de bicicleta e apreciar a natureza, tal qual o próprio Namjoon ama fazer. Ele é uma figura multifacetada, por vezes bruta e direta, mas também há um eu calmo e contemplativo, que encontra prazer nas coisas simples da vida, o que enriquece ainda mais a sua arte e identidade como artista.

LOST!

“LOST!”  é a faixa principal do disco, que captura perfeitamente a sensação de estar perdido em seu próprio caminho. Com uma batida contagiante, a música é um desabafo sobre o sentimento de deslocamento e a busca pela sua verdadeira identidade. Para Namjoon, essa música é essencialmente significativa, já que seus companheiros começaram a se alistar no serviço militar um por um. Pela primeira vez em anos de carreira, se viu em um confronto difícil: Como você representa um grupo de pessoas mundo a fora sem nem se conhecer completamente?

Imagem 6: Reprodução

O single não demorou a conquistar o ARMY, alcançando mais de 1 milhão de visualizações no Youtube em poucas horas após o lançamento.

Imagem 7: weverse media

Isso reflete não só o seu poder de alcance como artista, mas também a ressonância emocional de suas músicas que ressoam nas pessoas certas. O clipe, lançado junto ao álbum, é super divertido e repleto de elementos visuais diversos, não deixe de conferir!

Around the world in a day (feat. Moses Sumney)

A nona faixa do disco, uma colaboração com Moses Sumney, traz uma atmosfera única graças ao tom de voz suave e rouco do cantor americano. As letras nos convidam a refletir sobre a relatividade da verdade e da mentira, destacando que apenas o tempo tem o poder de esclarecer o que é certo ou errado, como é enfatizado na repetição da frase “Só o tempo vai resolver”.

RM expressa, na música, sua frustração em viver na era digital, onde tudo parece volátil e líquido. Sob uma guitarra pulsante, ele desabafa: “Eu estou cansado de vocês, líderes de tendências digitais”. Juntos, eles mergulham em reflexões profundas sobre a jornada interior de cada indivíduo. Manter a própria autenticidade em paralelo a tanta pressão e interesses temporários é verdadeiramente admirável, mas apesar disso, Namjoon permanece firme em sua própria essência, uma posição que poucos artistas alcançam. 

╥╥ (Credit Roll)

Décima e penúltima faixa do disco, “╥╥ (Credit Roll)” é uma música que questiona o ouvinte sobre sua reação quando os créditos de um filme começam a rolar. A faixa utiliza essa metáfora cinematográfica para refletir sobre a vida e as escolhas que fazemos quando uma fase chega ao fim. O título, representado pelo símbolo“╥╥” pode ser interpretado como ”você” ou como sons onomatopeicos de choro em coreano. Na letra, a gratidão pela companhia de todos durante a jornada é expressa, enquanto a incerteza sobre o futuro permeia a melodia. Confira o MV: 

Come back to me

Finalizando o álbum com chave de ouro, “Come back to me” captura a essência da jornada emocional explorada ao longo das faixas. A música foi apresentada pela primeira vez durante o último show da turnê D-DAY de Yoongi, também conhecido por Agust D em Agosto de 2023, que desde então se tornou uma das músicas mais esperadas de RM. A música reflete sobre a sensação de vagar e a busca por estabilidade, compartilhando sua vulnerabilidade e desejo de reencontrar um sentido de pertencimento. Você consegue acessar o MV abaixo:

“Right Place, Wrong Person” é um álbum inovador e corajoso, cujos temas e estilo musical se assemelham muito com artistas como Tyler, The Creator e Frank Ocean. Com uma mistura de introspecção lírica, arranjos envolventes e visão única direta da mente de RM, definitivamente, o álbum oferece uma experiência fora do normal. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

교환앨범 MMM(Mini & Moni Music) – RM

Weverse – Official for All Fans. Disponível em: <https://weverse.io/bts/media/1-142065355>. Acesso em: 9 jun. 2024.  

RM New Song “Domodachi” Lyrics & Meaning: BTS Army Decodes Right Place Wrong Person Track. Disponível em: <https://www.yahoo.com/entertainment/rm-song-domodachi-lyrics-meaning-090648079.html>. Acesso em: 9 jun. 2024. 

Right Place, Wrong Person | RM | BIGHIT MUSIC. Disponível em: <https://ibighit.com/bts/eng/discography/rm/detail/rpwp/>. Acesso em: 9 jun. 2024.  

<https://x.com/mokyoBR/status/1795122964645429725>. Acesso em: 9 jun. 2024.  

Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/C7yznR_hj6o/?img_index=1>. Acesso em: 9 jun. 2024 

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