Escrito por: Vitória Roque
Revisado por: Mariana Parolini
Nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, SUGA inicia seu treinamento militar. A informação, confirmada pela BIGHIT MUSIC, chega cerca de um mês após o anúncio oficial de que o integrante havia dado entrada no processo de alistamento.
Ao contrário dos outros dois membros que já iniciaram o serviço militar (Jin e j-hope), SUGA cumprirá o período de alistamento através de um trabalho no serviço público, ou seja, uma forma alternativa de trabalho.
Neste caso, o tempo de treinamento dura três meses mais que o habitual, totalizando 21 meses. O motivo da designação neste modelo não foi confirmado, mas especula-se que a qualificação de SUGA para o serviço público esteja ligada à sua lesão no ombro, na qual ele precisou passar por uma cirurgia em novembro de 2020.
Se Jin e j-hope deixaram uma mensagem de “até logo” para o ARMY através dos singles (The Astronaut e On The Street), SUGA optou por um encore de sua turnê mundial que contou com 28 shows.
Intitulada “Suga | Agust D Tour”, a agenda de shows incluiu datas nos Estados Unidos, Indonésia, Japão, Tailândia e Singapura, além de cinco apresentações na Coreia do Sul – sendo duas realizadas na Jamsil Arena e três na KSPO Dome. As últimas foram particularmente especiais, já que o ARMY pôde aproveitar participações dos membros Jungkook, Jimin e RM.
A setlist dos eventos passou pelas eras musicais solo de SUGA, marcadas pelas mixtapes “Agust D”, de 2016, e “D-2”, de 2020. Mas o foco principal foi o seu álbum de estreia “D-DAY”, lançado sob o mesmo pseudônimo dos outros trabalhos: Agust D.
A previsão para a conclusão do tempo de serviço de Min Yoongi fica para junho de 2025. Até lá, podemos usufruir de um extenso e íntimo projeto deixado para o público. E, como é dito na faixa Snooze presente em seu álbum de estreia, “tudo vai ficar bem”.