Editora: Nathalia Mutz
Revisado por: Isabella Teles e Laura Mello
“Quando um dos membros está fazendo um certo tipo de música ou trabalhando em um álbum, vejo sua individualidade e sua cor, e penso comigo mesmo: Eu também tenho minha própria cor, quero revelar a minha também.”
— j-hope, Rolling Stone (2022)
No dia 14 de junho de 2022, o grupo BTS surpreendeu a todos, tanto fãs quanto a indústria, com o anúncio de uma pausa criativa em projetos musicais entre os sete. Sendo assim, nesse novo capítulo, cada membro terá mais tempo e liberdade para investir em suas carreiras solo e projetos, que muitas vezes, ficam dentro de gavetas esperando uma chance para respirar. Em seguida, j-hope se manifestou dando o primeiro passo ao anunciar sua estreia oficial como artista solo.
“Jack In The Box”, título de seu primeiro álbum solo oficial, teve a música “MORE” como prévia do que seria apresentado no projeto completo. A capa desse pré-single surpreendeu e alegrou diversos fãs do idol quando notaram ter sido produzida por um dos artistas mais emblemáticos da arte e design contemporâneos: KAWS.
Como j-hope e KAWS se conectam? Como tudo começou?
Não se sabe ao certo quando foi o primeiro contato de j-hope com as obras do artista. Nas redes sociais do grupo existem publicações com datas de 2016 onde os membros apreciam exposições e obras de KAWS.
A partir daí, entre exposições e colecionáveis adquiridos por Hoseok e por seu colega de grupo, RM, foi possível encontrar pessoalmente Brian Donnelly (KAWS) em 2018.
O momento foi registrado e publicado no Twitter, assim como todas as publicações anteriores.

https://twitter.com/BTS_twt/status/1019241619701182466
Dentre todos esses eventos até os dias atuais, Brian costuma ser uma das figuras famosas que constantemente participa da vida do grupo. E agora, além de já ser um ídolo para o BTS e influenciar em seu estilo e arte, tornou-se também um colega de trabalho.
Quem é Brian Donnely?
Nascido em 1974, Brian Donnelly, com nome artístico KAWS, é conhecido por suas obras em grande escala e esculturas que envolvem interpretações de personagens e momentos da cultura pop. Em meio de seus discursos e inspirações, se observa como seu trabalho é cheio de humor, cores e mensagens agradáveis. Suas obras despertam nos espectadores um senso de humanidade.
O artista tem algo em comum com j-hope muito além de serem pessoas que trabalham com criatividade: ambos foram inspirados pelas artes urbanas. KAWS cresceu no meio do grafite, em Nova Jersey, próximo a Nova York, regiões que são muito importantes no desenvolvimento das técnicas desse movimento artístico. Iniciou sua carreira dessa forma, se ligando desde o princípio com a publicidade.
Algo importante no artista é essa fácil relação que o mesmo tem com esse ramo publicitário e do design. Sua arte nunca perde sua identidade e ainda assim entra em um espaço conhecido por ser tão comercial e superficial. É possível traçar uma relação com um grupo como o BTS, que veio de um espaço igualmente e massivamente comercial, mas consegue manter a sua identidade e sua autenticidade por tantos anos.
Trabalhando como freelancer na Disney, depois de se graduar em Artes Visuais em 1996, o artista sempre se viu envolto de figuras da cultura pop e foi nessa época que ele passou a criar figuras com os famosos dois “XX” no lugar dos olhos, uma grande referência aos cartoons mais antigos, onde caveiras e a morte eram retratados dessa forma.
Suas obras alcançaram um público enorme, mas existe uma motivação especial para que seu trabalho seja tão querido em países como Japão e Coréia do Sul: colecionismo. Muitas pessoas, nesses países, têm uma enorme tradição e cultura de colecionar obras, brinquedos e pequenos objetos, especialmente, quando se tornam fãs de um determinado nicho.
Então, Brian se aproveitou desse público e passou a investir em pequenas esculturas, facilitando a aquisição das mesmas por seus fãs e admiradores, tornando seus ‘bonecos’ muito queridos e desejados nesses espaços. O que justificaria tantas figuras públicas do meio artístico, como atores e idols de pop, terem suas obras em seus estúdios e residências, ligando KAWS novamente ao ponto crucial do texto: Jack In The Box.
“Nos últimos anos, as esculturas de KAWS se tornaram abertamente emocionais ou empáticas, começando com o trabalho COMPANION (PASSING THROUGH), de 2011. Esse companheiro parece aparentemente inconsolável, cobrindo o rosto com as mãos, obscurecendo os olhos e talvez as lágrimas brotando neles.“
— Revista Das Artes, 2020.
A escolha da capa:
O visual de um álbum em conjunto com a própria música conta toda uma história de um artista. A arte dos álbuns, ao longo dos anos, não somente influenciou a cultura de marca e de propaganda, mas também a cultura pop e os valores sociais (LE, 2020). Além disso, desde o surgimento da música digital e o streaming, novas facetas foram desenvolvidas e transformam ainda mais o papel que a arte dos álbuns desempenha atualmente na indústria.
Assim, o que se transmite e vende, é uma experiência e estilo de vida.
“Esse papel da arte de um álbum faz com que as capas: não sejam uma coisa supérflua a ser descartada durante o ato de ouvir, mas um componente integral da escuta que auxilia e expande a experiência musical”
— INGLIS, 2001
Quando se observa o artista em questão, j-hope logo se nota seu amor por moda, contextos e conceitos, além de seu visível interesse por arte contemporânea e design. Essas características também refletem em quem ele é como músico, sendo assim, muito se espera de seu conceito artístico e visual para um álbum de estreia solo.
Em diversas ocasiões, o músico deixou bem claro que está à frente da organização do projeto e das respectivas equipes responsáveis. O conceito visual para as fotos de divulgação foi criado por ele mesmo, com a ajuda na execução por um time de profissionais da sua equipe de costume. Quando questionado pela escolha de KAWS para a capa, o artista respondeu:
“Não posso conter o meu sorriso. Ele é um artista que eu realmente gosto. KAWS é um artista muito famoso, sabe? Para esse álbum, eu realmente busquei trabalhar com alguém que eu realmente respeito e admiro. Então, perguntei a ele se gostaria de trabalhar comigo. KAWS foi muito proativo nas suas respostas, nos falamos com frequência e foi assim que saiu a ideia da colaboração. Ainda não consigo acreditar, me sinto tão honrado.”
— j-hope, ‘Jack In The Box’ entrevista de álbum para o BangtanTV, 2022.
Tanto a capa de seu pré-single ‘MORE’ quanto a capa de seu álbum são a mesma arte. ‘MORE’ nos traz uma parte da arte para causar curiosidade no público, sem mostrar a arte em completo. J-hope menciona a honra em trabalhar com seu artista favorito, instigando seus fãs a aguardar a capa completa do álbum.

Nela podemos ver o foco nas mãos que procuram algo, coincidindo com o tema de seu álbum, sobretudo as músicas principais, nos trazendo uma sensação de busca.
E quais seriam todas essas buscas? Nas capas lançadas em trabalhos passados do rapper, não existem pessoas na frente, nenhuma figura humana, sempre trazendo a arte gráfica pura, cheia de cores fortes. Porém, nenhuma imagem de rosto em si, o que é uma característica extremamente comum nos trabalhos do BTS, onde linhas, formas e cores se unem para representar uma ideia geral da era em que eles se encontram. A diferença é que j-hope não costuma ser minimalista nas escolhas.
“Em um mundo de streaming digital, uma marca visual forte e coesa pode não apenas melhorar a conexão emocional de uma relação fã-artista, mas também aumentar os lucros para o músico. À medida que a pressão para vender mercadorias e shows ao vivo juntamente com a distribuição de álbuns em streaming, aumentou a necessidade de utilizar sugestões visuais coesas na própria arte do álbum.”
— LE, 2020.
Para a capa de seu álbum, Jack In The Box, KAWS e o rapper trouxeram cores semelhantes as usadas em capas passadas do artista, mas dessa vez a figura humana no meio, dando ênfase de que esse capítulo de sua vida é sobre ele mesmo e as mãos que compõe a arte, ganham um sentido primário na narrativa, mesmo que estejam atrás do personagem principal.
Geralmente, mãos são usadas para indicar coisas. Costumamos usar sinais e gestos com elas para ensinar ou mostrar, guiar as pessoas por nossas ideias, explicações e visões de determinado assunto.

Como dito anteriormente, KAWS trabalha com personagens e eras, que são fortemente ligadas à cartoons, uma referência enorme aos tempos que estudou e trabalhou nos estúdios Disney. Na capa, podemos ver as mãos do famoso personagem Companion. A marca dos “XX” é o que nos faz identificá-lo. Esse personagem costuma estar em obras de KAWS da série URGE, onde é visto cobrindo sua boca, olhos, ouvidos, rosto e, às vezes, em algumas obras, se vê apenas suas mãos.
Interessante a escolha do personagem para a capa de j-hope, pois o mesmo, fazendo parte da série URGE, representa confusão, falta de senso de direção, ingenuidade e até mesmo a falta de poder.
“(…) As mãos de KAWS representam, de alguma forma, que j-hope está preso/indeciso em uma encruzilhada de escolhas, expressado nas direções [das mãos](…) E a mão grande, se você observar melhor, de alguma forma, parece que está tirando algo de dentro da caixa.”
— j-hope, VLIVE jack in the box premiere, 2022.
A disposição das cores também causa um certo desconforto, já que vermelho e verde, e seus tons variantes, são cores complementares ou no caso da capa, meio complementares, onde se destacam por serem ‘opostas’, dando contraste em suas diferenças.
Fonte: LGT Fotografia
J-hope, de terno preto e branco, está colocado sobre as mãos confusas, cheias de cores e contrastes. Esses elementos representam os inúmeros caminhos disponíveis para alguém que conquistou o mundo com um grupo incrível, e tem a sua disposição a possibilidade de tomar suas próprias decisões.
Talvez a falta de cor em suas vestes, tanto na capa do álbum quanto nos MVs de “MORE” e “Arson”, mostrem que ainda é uma escolha em aberto, ou que ele não queira se limitar a um caminho só.
Conclusão
Por muitos anos, arte e música andam de mãos dadas. Desde que o visual passou a ser um auxílio na hora de vender discos, até a era digital, onde é essencial para representar a persona do artista e sua musicalidade. A capa nem sempre precisa ser o artista em si, como nas anteriores de j-hope, contudo, nessa foi necessária, para que conte uma história coesa, que seja bem clara em afirmar para o ouvinte, seja ele um novo fã ou ARMY, que essa é a história de Jung Hoseok, o músico em busca de uma direção, de um caminho nesse novo capítulo de sua carreira.
Referências:
- BANGTANTV. j-hope ‘Jack In The Box’ Album Interview (2022). (6m02s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=umSGz3WtLMg>. Acesso em: 21 jul. 2022
- BTS J-hope on working with kaws for his ‘MORE’ and Jack in The Box’ cover art: “This project is a huge honour for me”. Bandwagon, 02 jul. 2022. Disponível em: <https://www.bandwagon.asia/articles/bts-j-hope-on-working-with-kaws-for-his-more-jack-in-the-box-cover-art-design-album-jung-hoseok-lollapalooza-release-2022> Acesso em:
- INGLIS, Ian. ‘Nothing You Can See That Isnt Shown’: the album covers of the Beatles. Cambridge, Cambridge University Press, 2001. Disponível em: Acesso em:
- KWAK, Kristine. J-Hope Isn’t Limited to Bright Things’: The BTS Star Breaks Down His Full-Length Solo Debut. Rolling Stone, 15 de jul. 2022. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/music-features/j-hope-bts-album-jack-in-box-lollapalooza-1380778/> Acesso em:
- LE, Vivian T.. AN ANALYSIS INTO GRAPHIC DESIGNS EFFECTIVENESS AT CONVEYING MUSIC GENRES. Óregon: Oregon State University, 2020. Disponível em: Acesso em:
- REDAÇÃO. KAWS: COMPANHEIRISMO NA ERA DA SOLIDÃO. Revista Das Artes, 10 de mar. 2020. Disponível em: <https://dasartes.com.br/materias/kaws-companheirismo-na-era-da-solidao/> Acesso em:
- VLIVE. Check out what’s in Jack In The Box (2022) (44m39s). Disponível em: <https://www.vlive.tv/video/287666>. Acesso em: 21 jul. 2022.
4 respostas para “Jack In The Box encontra KAWS”
Nossa gente, já tinha visto antes algumas artes dele e nunca fui atrás. Acho lindo esses trabalhos/parcerias que os meninos fazem com outros artistas!
Nós também amamos, Laura! ♥
Mais um trabalho lindo e super legal dessa equipe maravilhosa.
Ficamos muito felizes que tenha gostado e agradecemos o carinho ♥