“Stay Gold”: Narrativas Audiovisuais

Imagem 1 – BTS (방탄소년단) ‘Stay Gold’ Official MV. Fonte: Youtube.

Kimberly Mello
Revisado por: Helmer Marra e Mariana Mathias
2ª Revisão por: Julyanna Ribeiro

Olá, Visuais do BAA! Esperamos que estejam bem e saudáveis! 

A postagem de hoje será continuação da Stay Gold: Semelhanças Visuais – Cores Frias, no qual as integrantes da nossa equipe, Juliana Follador e Kimberly Mello, apresentaram e explicaram sobre elementos que criaram a sensação de similaridade entre os MVs de “Stay Gold” e “Fake Love”. 

No texto a seguir, continuaremos analisando o MV de “Stay Gold”, dirigido por Ko Yoo Jeong. Utilizando, então,  elementos técnicos que constroem a narrativa, moods (humores) e sensações do ambiente que é passado em vídeo. Aconselhamos que assista o music video, atentando-se aos detalhes para absorver melhor o conteúdo da postagem, como também, acompanhe a leitura ouvindo a música. 

Stay Gold”

Jennifer Van Sijll comenta, em seu livro “Narrativa Cinematográfica” (2017), que no início da história do cinema, tudo o que um diretor possuía de recurso para contar uma história eram imagens em movimento como na imagem 2. As informações mais complexas, como diálogo e histórico, eram escritas em cartelas (imagem 3), que apareciam entre as imagens, devido a falta de uma tecnologia que captasse o áudio simultaneamente às imagens. A partir disso, novas formas de se contar história foram surgindo, utilizando apenas os recursos e elementos técnicos visuais como: posicionamento de câmera, iluminação, composição da imagem (cenário, figurino, objetos de cena), movimento e montagem. 

Imagem 2 – imagem de uma mulher encurvada no primeiro plano e outras três atrás dela do filme mudo “Metropolis”. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Vnp_TAb52AI, acesso em 30 de julho de 2020.
Imagem 03 – imagem com textos contando uma história no filme mudo “Metropolis”. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Vnp_TAb52AI, acesso em 30 de julho de 2020.

A chegada do áudio foi uma inovação que acrescentou ao cinema a possibilidade de ampliar a imersão, através de elementos sonoros como diálogos, efeitos e trilhas sonoras com princípios originados do teatro. 

Entretanto, qual seria o sentido de trazer informações sobre a história do cinema para uma análise de um music video coreano?

Todo conhecimento se desenvolve a partir de outro, e não foi diferente com as obras audiovisuais. As técnicas utilizadas em praticamente todas essas obras, desde programas televisivos e documentários a videogames e videoclipes. E a partir da evolução da Narrativa Cinematográfica, como é chamada a forma de se contar histórias através da construção de elementos audiovisuais, e da Linguagem Cinematográfica que é a linguagem utilizada para contar uma narrativa cinematográfica através de: planos, enquadramentos, montagem e entre outros. Porém, quando a linguagem não é bem utilizada, o espectador pode não entender a história ou as intenções que o diretor pretende passar. Com essa informação, apresentaremos alguns elementos da narrativa na letra de “Stay Gold” a partir de uma das linhas de interpretação do MV para entendermos como ela pode ser aplicada a uma narrativa cinematográfica. 

Lembrando que não existe apenas uma maneira de interpretar, pois parte do conhecimento prévio que você possui sobre o assunto.

In a world where you feel cold, you gotta STAY GOLD”

Stay Gold – BTS

“Em um mundo onde você sente frio, você precisa permanecer dourado”. A expressão Stay Gold, em tradução literal, significa “Permaneça Dourado”; ainda possuindo diversos significados e interpretações semelhantes entre si como: Não se corrompa”, “Continue Brilhando”e “Seja você mesmo. Stay Gold surgiu a partir do livro de S.E.Hinton “The Outsiders”, que posteriormente se tornou um filme com o mesmo nome. O personagem do livro chamado Johnny, cita o poema de Robert Frost nomeado “Nothing Gold Can Stay”, assim como, em outro momento da história, dizendo ao personagem Ponyboy “Stay Gold, Ponyboy. Stay Gold” – “Permaneça Dourado, Ponyboy, Permaneça Dourado”, desejando que jamais perca a sua essência e permaneça sempre brilhante/diferente independente do contexto onde ele estivesse inserido, sendo bom ou ruim.

Conhecendo a definição de Stay Gold, assim como o significado de Narrativa Cinematográfica, podemos concluir que a conexão da letra, da música e das imagens de um MV é o que constrói uma história audiovisual. Assim, tal narrativa  pode ser interpretada de diversas formas, mas de forma direcionada a partir das decisões dos criadores dos mesmos. 
No texto de Stay Gold: Semelhanças Visuais, abordamos sobre a psicologia das cores e em como ela afeta nossas percepções, moods (humores) e sensações. O contraste presente tanto na construção musical entre os trechos, na qual existe uma melodia mais limpa com vozes mais calmas e notas entre médias e graves, e refrões, apresentando uma melodia mais eufórica com notas e vozes agudas; como também, mais camadas de sons que são refletidos ao mesmo tempo visualmente como mostrado abaixo:

imagem 04 – Hoseok sentado no balcão de uma cozinha envelhecida e abandonada. Fonte: Youtube.
imagem 05 – Jin deitado em um colchão com muita água a sua volta enquanto observa seus dedos tocarem na mesma. Fonte: Youtube.
imagem 06 – Nam Joon sentado se apoiando na parede atrás de grades em um ambiente escuro. Fonte: Youtube.

As imagens 4, 5 e 6 apresentam um mood solitário e triste com cores frias, pouco saturadas. O cenário é completamente desgastado e deteriorado, alguns com infiltrações e outros com plantas ao redor reforçando o estado decadente do ambiente dado a passagem de tempo e abandono. As roupas utilizadas pelos personagens de cena, Hoseok, Jin e NamJoon, são surradas e escuras com semblantes tristes e pensativos. A iluminação existe com a única função de mostrar os personagens e os elementos de cena citados anteriormente.

Narrativamente, as cenas podem sugerir o estado do personagem, como também o contexto em que está inserido. O conjunto de imagens semelhantes com os demais integrantes do BTS, podem sugerir o quanto eles estão distantes uns dos outros, impossibilitando seu encontro. 

imagem 07 – Integrantes do BTS reunidos em um ambiente claro, bem decorado e com itens como lambreta, bola de beisebol, livros e futebol de mesa. Fonte: Youtube.
imagem 08 – Jimin olhando para o céu. Fonte: Youtube.
imagem 09 – Hoseok fazendo carinho em um cão labrador enquanto sorri. Fonte: Youtube.

As imagens 7, 8 e 9 apresentam um mood feliz e confortável aonde os personagens estão se divertindo juntos. As  cores predominantes são mais quentes, douradas, brilhosas e complementares que compõem um conjunto visual harmonioso entre si nas cenas. O cenário é um espaço bem decorado e organizado com objetos de cena que estão ligados a diversão e a felicidade como: a lareira, o futebol de mesa, o cachorro, as luvas e bola de beisebol, a lambreta e a janela. Todos esses elementos junto a seleção de cores simulam uma noite aconchegante com os amigos. 

Ainda que haja pouca iluminação na cena que foi utilizada para simular a noite, existem focos de luzes tanto nas luminárias do cenário, quanto na iluminação por trás das câmeras que proporciona um ambiente claro e visível. As roupas dos personagens são claras e escolhidas propositalmente, sugerindo ser um evento especial. Por fim, os “confetes” dourados refletem a iluminação, criando um efeito de pontos brilhantes que aparecem e somem acrescentando brilho e luminosidade às cenas onde a palavra “Stay Gold” na letra da música é repetida diversas vezes. A junção de tais elementos criam sugestões de narrativa, aonde os personagens estão unidos e felizes em um momento especial e significativo para os mesmos. 

Outro recurso contrastante utilizado pelo music video é o tempo e podemos observar esse contraste nos gifs a seguir:

gif 1 – cena que mostra que os acontecimentos estão no tempo normal.
gif 2 – Cena onde os integrantes do BTS estão se divertindo em um ambiente claro e em câmera lenta.

Observem que no gif 1, a câmera realiza movimentos lentos, mas o tempo em que os ambientes são apresentados não possui nenhuma modificação.  Sendo possível observar através de elementos como água, vento e os movimentos dos lábios do Yoongi, concomitantemente, a música. Já no gif 2, as imagens tiveram o seu tempo manipulado para deixá-lo mais lento, podendo ser percebido pela velocidade em que a água e os confetes dourados caem, assim como os movimentos dos personagens. Tal recurso é chamado de slow motion, traduzido como câmera lenta

A câmera lenta, dependendo de como utilizada, pode contribuir narrativamente ao produto audiovisual de várias formas: desde intensificar um momento a gerar tensão ou separar realidades. Através dos gifs 1 e 2, é possível observar outro recurso para apresentar o contraste entre os dois moods, apresentados nos parágrafos anteriores: o tempo. 

O conjunto de todas as cenas utilizando os recursos apresentados, podem sugerir ao espectador duas realidades diferentes, devido a iluminação contraste entre os blocos de cenas. Stay Gold. Mesmo em seus sonhos. Stay Gold. Eu vou te encontrar.” Em conjunto com a letra, uma das interpretações que pode ser absorvida é que o mood triste e solitário representa a realidade, enquanto que o mood claro e brilhante representa o espaço dos sonhos, em que o tempo pode ser livremente manipulado de forma que pareça que o momento está sendo internalizado. 

A utilização da linguagem cinematográfica possibilita ao diretor contar histórias, mesmo que de forma subconsciente, recorrendo ao senso comum através de alguns movimentos de câmera e enquadramentos. 

gif 3 – Jungkook de costas em um corredor escuro com o movimento de câmera se aproximando lentamente e corte para sua lateral.
gif 4 – Yoongi sentado na cadeira em um ambiente abandonado dentro de uma moldura com o movimento de câmera se aproximando lentamente, logo após cortando para um plano mais próximo dele enquanto canta.

Nas imagens iniciais do MV, gifs 3 e 4, as cenas apresentam ao espectador o estado dos personagens e seus contextos inicialmente distantes. Lentamente, os movimentos de travelling in da câmera que é o movimento de aproximação e cortes de aproximação levam o espectador a conectar-se com os diferentes personagens, assim como sensibilizarem-se com suas dificuldades. Analisem que na imagem 7, o Yoongi está centrado, porém o diretor usa de um enquadramento que faz parecer que o espectador está inicialmente observando-o através de um buraco, criando uma moldura em volta, sugerindo um convite ao espectador a participar da história e não apenas assistir através da aproximação por cortes.  
A transição é outro fator muito importante para dar linearidade ao vídeo e criar sentido a uma história por imagens e sons.

gif  5- cena de Taehyung acendendo um fósforo e jogando em cima dos livros sendo iluminado pela luz do fogo.

No gif 5, Taehyung está em um ambiente sugestivamente frio e solitário. Porém, ao acender o fósforo, através de gestos do personagem e a ponte entre os versos e o refrão, o espectador é avisado de que uma mudança de mood que acontecerá. Nessa cena, o fogo pode ter sido usado como símbolo de esperança por ter ser a única fonte de luz visível e quente num ambiente escuro e frio, antecedendo o momento em que Taehyung “encontra seus amigos em seus sonhos”. De maneira a proporcionar o momento mais quente e aconchegante do MV, e possibilitando que a transição seja mais suave através da semelhança de cores entre uma cena e outra, mesmo com a utilização de um corte seco. 

gif 6 – Cena em que jungkook está sentado em um ambiente escuro, porém particular douradas invadem o lugar onde está e ao se virar se depara com uma luz e sorri. acontece um corte para o rosto do Jungkook brincando e feliz.

O mesmo pode ser observado através da transição, no gif 6, entre o estado triste de Jungkook e a aparição das partículas douradas seguido da forte iluminação, tal qual o sorriso calmo em seu rosto. A composição pode sugerir libertação e/ou esperança, mostrando que a transição entre contrastes acontece novamente. E desta vez, o diretor escolhe o mesmo personagem com um sorriso ainda mais eufórico que da última cena, além da iluminação já usada na mesma de Taehyung. 

gif 7 – Cenas de detalhes do cenário onde a luz e as partículas douradas estão invadindo o cenário escuro e sufocante.

Um recurso muito usado no cinema para direcionar a atenção do espectador as pistas certas para continuar a envolvê-lo é o plano detalhe. No gif 7, o plano é usado para mostrar que a luz e as partículas douradas estão invadindo os ambientes onde os integrantes do BTS encontram-se, preparando o espectador, de forma direta, a uma grande mudança de estado e realidade. 

imagem 10 – Cena onde os integrantes do BTS está subindo um morro sendo iluminados por uma luz no canto direito da imagem.

Após o 2º refrão de Stay Gold, cada personagem sai de seu ambiente e segue as partículas douradas que os guiam até todos os membros encontrem-se e caminhem juntos em uma única direção, como é mostrado na imagem 10. No livro, “Narrativa Cinematográfica”, o primeiro capítulo apresenta o Espaço como um elemento narrativo, em que a direção no qual o personagem segue é importante e passa uma mensagem. 

No caso do BTS no music video, eles seguiram da esquerda para a direita, que é uma direção mais confortável e fácil para o olhar acompanhar, e de baixo para cima que representa uma subida. Uma das interpretações e sensações, partindo desse princípio, é que os integrantes estão enfrentando uma subida difícil até seu novo estado, mas não sentem essa dificuldade por estarem juntos.

imagem 11 – Namjoon como centro da cena sendo iluminado com uma luz de tonalidade dourada com Jin e Taehyung logo atrás.

A luz dourada foi utilizada em Stay Gold como um fator de transição em todas as mudanças de estado dos integrantes durante a narrativa, associando essa iluminação a mudança ao espectador de forma inconsciente através da repetição, e não seria diferente no clímax do MV, o tão esperado momento deles se reunirem e caminharem juntos rumo ao desconhecido.

gif 8 – tela escura com luz emanando de uma linha horizontal até tomar conta de toda a cena. fade out apresentando o cenário do jardim.

Explicando como uma mudança final de estado, como também acrescentar expectativa a cena. A transição gráfica apresentada no gif 8, em que a escuridão se encontra, aparece uma linha no horizonte, na qual a luz e as partículas de ouro se expandem, até iluminar toda a tela, apresentando um novo cenário através de um símbolo: a luz, que constrói esperança para a transição final. Ela é uma ferramenta que possui incontáveis formas de ser aplicada no sentido da narrativa: no MV, ela foi usada como portal, símbolo de mudança e gerador de expectativa.

imagem 12 – integrantes do BTS em um jardim iluminado e colorido.

A cena do Jardim, imagem 12, é um cenário recheado de cores diferentes com tons mais pastéis, flores vibrantes, porém não tão luminosas como a árvore com folhas brancas chamando a atenção para o centro do quadro. Percebam que neste momento o tempo corre sem alteração, e os únicos efeitos de câmera lenta são utilizados para intensificar sentimentos em momentos pontuais da apresentação das reações dos integrantes do BTS no jardim. A iluminação proporciona o brilho do cenário que é apenas originada do sol. Diferentemente dos dois refrões anteriores em que apesar de, utilizarem o fator da luz solar, acrescentaram maior luminosidade e saturação. Como pode ser observado nas imagens 13 e 14.

imagem 13 – Jin lendo um livro.
imagem 14 – Jin no Jardim.

Na imagem 13, Jin está sendo iluminado por uma luz forte, porém, a saturação da imagem ficou super exposta de forma que passa a impressão ao espectador de que a luz é refletida por sua pele, roupa clara e páginas brancas do livro; é válido lembrar que o branco reflete a luz que recebe. Na imagem 14, a exposição está equilibrada, mantendo assim, as cores e delineados da cena mais fiéis à original. 

imagem 15 – Jardim florido com uma árvore de folhas brancas no centro da imagem e 2 membros do BTS olhando para ela.

Na sequência do jardim, imagem 15, o cenário e objetos de cena estão presentes nas cores e na alegria apresentadas nos dois primeiros refrões, mas com características de configurações de câmera e edição dos dois primeiros versos. Tal junção pode sugerir que os sonhos se tornaram realidade sendo reforçados pelas transições dessas cenas. 

gif 9 -caixinha de fósforo sendo acendida.
gif 10 – cenas de detalhes de um ambiente desgaste, com infiltração, plantas invadindo o ambiente e objetos quebrados caindo.
gif 11 – jardim cheio de flores com um lago.

O audiovisual recorre muito a utilização do conhecimento prévio do espectador. Um exemplo de senso comum, está nas imagens de detalhes que não estão diretamente ligados à história, mas fazem parte da cena e podem ter sido colocados na intenção de intensificar sentimentos e ideias. 

Vamos fazer uma experiência: O que você sente ao observar o fósforo ser acendido no gif 9?

Se você teve a impressão de ouvir o som do fósforo acendendo ou recordou do cheiro do mesmo, isso aponta que sua mente conectou-se a imagem em um conhecimento que você já possui. O mesmo acontece com os detalhes da água caindo e o vento movimentando as cortinas, as plantas e a luminária como no gif 10 e no gif 11, que apresenta a água de um lago fluindo-se envolto por flores e plantas. Nesse momento, o sentido da visão ativa os sentidos do olfato, audição, tato e, para algumas pessoas, até o paladar
Outro recurso técnico que pode ser usado para auxiliar na narrativa é a fase da edição: montagem do vídeo e da colorização. Nela, você aplica tudo o que não é possível aplicar durante as gravações: transições, construção da narrativa com a montagem, filtros de cor (saturação, nitidez, matiz de cores), correções de temperatura. Se observarmos o MV de “Stay Gold”, detalhadamente, será possível perceber a presença de barras pretas na parte de cima e de baixo nas cenas mais escuras apresentadas no gif 12.

gif 12 – Jimin deitado nos fundos de um ônibus abandonado.
gif 13 – Jimin e Taehyung jogando jenga.

A existência dessas barras pretas, conhecidas como letterbox* e existente no formato widescreen*, são relacionadas ao cinema, por serem usadas nas produções cinematográficas. Ela conserva a qualidade da imagem gravada pelo formato, proporcionando uma visão panorâmica e, possibilitando, composição de mais elementos em uma tela. Todavia, em “Stay Gold” ela foi utilizada em cenas específicas como é possível observar no gif 13. 

A variação da utilização do widescreen pode sinalizar uma intenção narrativa por trás desse elemento. No gif 12, Jimin está no centro enquanto os bancos do ônibus criam profundidade na imagem, dando a impressão de que ele está longe e intensificando a sensação de vazio. As barras utilizadas permitiram que o foco da cena fosse apenas o personagem e não outros itens que estivessem ao redor. Além disso, as tarjas pretas criam a sensação de ausência de algo, possibilitando seu uso narrativo como uma forma de apresentar as cenas em que elas aparecem, existe algo que completa os personagens que estão faltando. Essa interpretação é reforçada quando nas imagens a tarja não aparece, gif 13, são as imagens na qual os integrantes do BTS estão juntos e felizes, possibilitando que a cena capte mais detalhes e possa se aproximar mais dos personagens.  

imagem  16 – Jungkook no final do corredor escuro com janela iluminada por uma luz vermelha.
imagem 17 – Corredor escuro com janela iluminada no fundo.

Para finalizar nossa análise, chegamos a uma comparação entre a cena inicial e a cena final do music video. Na imagem 16, a silhueta de Jungkook está em frente a uma janela envolta por uma iluminação avermelhada e com o restante do corredor extremamente escuro. A cena passa uma sensação de solidão e sufocamento, devido a predominância do preto com apenas alguns pontos específicos sendo iluminados. 

A escolha dessa cena como a primeira a ser apresentada ao espectador é intencional para que ela fique marcada, de forma que possa ser retomada no final, como na última cena apresentada pela imagem 17, na qual é demonstrado  exatamente o mesmo cenário, mas com uma luz forte e brilhante emergindo da janela e iluminando espaços que em sua primeira aparição, não eram possíveis enxergar. A utilização desse recurso pode resultar desde resumir essa jornada em duas cenas até intensificar o sentimento de tristeza no início e logo depois do símbolo de esperança criado durante o MV, entre outros significados. 

Concluímos, que para a existência de uma boa narrativa audiovisual é necessária uma pesquisa aprofundada de significados e formas de aplicação destes termos através da linguagem cinematográfica. Os significados de “Stay Gold” podem ser percebidos de forma implícita tanto nas cenas quanto na construção da narrativa. No ambiente em que os integrantes do BTS estavam, sugere tristezas e dificuldades, e depois passam para um estado feliz e alegre, que insinua a ideia de um ambiente, mesmo que imaginário, na qual eles se encontram e divirtam. Logo, a sequência transmite como se fosse um sonho ou uma outra realidade e depois finalizam em um jardim, após enfrentarem suas dificuldades individuais, sem perderem a essência da amizade e inocência. Além dessa, existem outras inúmeras interpretações, todavia, em todas elas vocês poderão enxergar o resultado dos significados das intenções do diretor ao transmitir as mensagens. 

Quais foram as suas percepções sobre o MV de “Stay Gold”? Descobriram algo a mais após pesquisarem sobre o significado da expressão? Compartilhe conosco, tanto nos comentários quanto nas redes sociais, marcando o BAA! Sempre estaremos dispostos a conhecer um pouco mais de suas visões e entendimentos da incrível arte de contar história através de imagens e sons!

VOCABULÁRIO

Widescreen: Formato que utiliza a com proporção 16:9. Isso quer dizer que a cada 16 pixels de comprimento, 9 pixels serão aumentados na altura. Por não ocupar todo o espaço das telas convencionais de TV e monitores (4:3) utilizam da Letterbox.

Letterbox: também conhecida como barras cinematográficas, sendo barras pretas adicionadas à tela para evitar esticar ou redimensionar os quadros de um filme.

REFERÊNCIAS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUITO MAIS