Review: Chicken Noodle Soup e seu impacto cultural

Escrito por: Lara Felix

Revisado por: Bruna Marinho e Mariana Parolini

j-hope e Becky G apresentam Chicken Noodle Soup no Lollapalooza Chicago (Créditos da imagem: Lollapalooza Instagram).

No último domingo (31), j-hope se apresentou no Lollapalooza Chicago e fez história ao se tornar o primeiro artista sul-coreano a ser atração principal do grande festival de música estadunidense. Ele encerrou a última noite da edição apresentando seus trabalhos solos, entre as músicas da setlist estavam algumas do seu álbum recém lançado Jack In The Box e da sua mixtape, Hope World.

Com toda estrutura e presença de palco, não se esperava menos do rapper. Ao revelar no programa da IU (IU’s Palette) que apresentaria 16/17 músicas no evento, os ARMYs começaram a criar mais expectativas, principalmente se veriam a primeira performance de Chicken Noodle Soup, música lançada há quase três anos em parceria com a cantora de origem mexicana, Becky G.

As especulações continuaram, principalmente após o The Lab mencionar tanto o j-hope quanto a Becky G nos stories. Mas, ainda assim, a performance foi de certa forma uma surpresa já que nenhum dos artistas tinha confirmado e teve uma ótima recepção do público. É preciso reconhecer e falar mais sobre o impacto cultural tanto da música quanto da performance, e é isso que vamos fazer.

Sobre a música

Chicken Noodle Soup é a música responsável pela parceria entre j-hope e Becky G, lançada em 27 de setembro de 2019. Entre as inúmeras conquistas da faixa nas paradas musicais, pode-se destacar que é a mais vendida do j-hope nos Estados Unidos e foi a primeira cantada em coreano e espanhol a entrar no gráfico da Billboard Hot 100.

No quesito referência, j-hope e Becky G trouxeram elementos que inspiraram eles a serem os artistas que são hoje. O que muitos podem não saber é que: Chicken Noodle Soup teve sua versão original lançada em 2006; contou com a participação de alguns artistas e sons do Harlem, bairro localizado em Nova York; foi escrita pela rapper Bianca Bonnie, também conhecida pelo nome artístico Young B; segue o gênero hip hop e fala sobre o cenário dos bairros periféricos dos EUA, que é onde a comunidade negra vive, referindo-se  assim à  desigualdade, pobreza, racismo e xenofobia. Diante disso, fica claro que a composição é muito mais do que apenas passos de dança que eram legais na época.

Ambos os artistas contribuíram para a nova versão da faixa, abordando o que eles têm de comum: a paixão pelo hip hop e suas diferentes culturas ao incluírem seus idiomas maternos. Ao falar sobre diversidade, fora toda a bagagem colocada na letra dessa nova versão, no music video é possível notar a presença de 50 dançarinos que celebram juntos suas origens. Isso fica marcado na parte em que Becky G canta “nós sempre temos amor pelo lugar de onde viemos”.

Que a verdade seja dita: Chicken Noodle Soup feat. Becky G repercutiu culturalmente o cenário musical ao ser cantada em três idiomas (coreano, espanhol e inglês), e por trazer à tona uma crítica à sociedade moderna. 

Performance no Hobipalooza

A primeira performance da faixa aconteceu no Muster Sowoozo 2021, onde os membros do BTS apresentaram a versão do grupo, na qual RM e Jimin cantaram as partes de Becky G em espanhol. No domingo (31), foi a primeira vez que os donos do hit apresentaram juntos a música para o público.

Como mencionado anteriormente, Becky G foi convidada por j-hope para apresentar a faixa no festival e, em seu discurso de agradecimento, mencionou a importância que tem para si estar ali como artista. Ainda, disse que sente orgulho do amigo.

Junto com os dançarinos do grupo The Lab, j-hope e Becky G entregaram uma performance incrível em Chicago. Por todos os tópicos abordados nessa parceria, fica marcado na história de um dos maiores festivais do entretenimento musical o impacto cultural que foi ter no palco dois artistas de origens distintas que têm um idioma em comum, a música.

2 respostas para “Review: Chicken Noodle Soup e seu impacto cultural”

  1. I’m truly enjoying the design annd layyout of your blog.

    It’s a very essy onn the eyes whikch makes itt muh molre enjyable for me too come here and visit more often. Didd yoou ire out a designerr too create your theme?
    Exceptional work!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUITO MAIS

Integrante Jin (Seokjin) do BTS com um cachorro , do MV da música I'll be there
Reticências
I’ll be there (Eu estarei lá): estabelecendo relações de afeto entre Jin e o ARMY  

Jin, traz uma mensagem de esperança e conexão em sua nova música solo, “I’ll Be There”. Explorando questões emocionais como solidão e superação, a canção reflete sobre a busca por algo maior. Após o período de alistamento militar, Jin reconectou-se com os fãs ao lançar essa obra acolhedora e dançante. O texto também revisita outros momentos marcantes do artista, como os solos “Abyss” e “The Astronaut”, mostrando sua evolução musical e emocional.

Leia Mais
Visual
Amêndoas de Agust D: Destrinchando o MV de “Amygdala”

Agust D presenteou o ARMY com D-Day em 2023, não obstante também dividiu memórias e experiências pessoais em “Amygdala” e, pensando em nos aproximar mais do artista, o Painel Visual ataca novamente com suas análises para compreendermos a narrativa, detalhes e referências por trás das amêndoas de Min Yoongi presentes no MV de Amygdala.

Leia Mais