Saindo da caixa  

                                         Cosme Ribeiro,  Fernanda Neves, Jannielly Oliveira, Laura Bittencourt

Revisado por: Ariely Medeiros e Mariana Castro

Com o lançamento completo da faixa de “Blue Side” em março de 2021, fomos apresentados a um lado mais melancólico de j-hope, pouco mostrado aos seus fãs, que costumam vê-lo como um ser iluminado, sempre sorridente e se expressando através de suas roupas coloridas. Em sua carta de lançamento, ele conta um pouco sobre as mudanças que teve desde sua mixtape “Hope World”. Uma das partes da música fala: 

“Seja primavera, verão, outono ou inverno, todas têm a mesma sensação de tristeza, quero voltar para época onde eu não conhecia nada triste, estou voltando para o lado azul.” 

j-hope, Blue Side.

A psicologia das cores é o estudo que investiga como o cérebro humano percebe as cores existentes, atribuindo a sensações e emoções. O azul muitas vezes é associado à tranquilidade, harmonia, serenidade e paz. Por outro lado, ele também pode estar associado à tristeza, depressão, monotonia e frieza.

Na capa lançada para a faixa “Blue Side”, j-hope já trazia alguns spoilers sobre o outro lado que queria mostrar em seus futuros trabalhos, como o desenho do famoso brinquedo chamado “jack in the box” e o mito da “pandora box”. 

Figura 1: Blue side – Cover Design by Eddie Kan
Fonte: Twitter

Universalmente conhecido, o mito da Caixa de Pandora está entre as histórias mais famosas da mitologia grega. Ele narra a vida de Pandora, uma jovem que herda dos deuses gregos uma caixa que deveria sempre permanecer fechada. O mito ainda conta que as divindades deixaram dentro dela guerras, doenças, desgraças e outros males, restando apenas a esperança, sendo essa a única coisa boa na caixa, e a última a sair quando ela é aberta. 

Na live de lançamento do seu primeiro álbum solo, Hoseok falou sobre a escolha do nome artístico j-hope:

“A última coisa que sobrou na caixa foi a esperança, certo? Foi um nome dado com o significado de ‘ser a esperança (HOPE) de Bangtan’.”

Para a psicologia positiva, a esperança é o que traz sentido à vida e não é algo compatível com depressão ou ansiedade, pois sem ela não é possível alcançar os objetivos. Seu significado fala de ação, acreditar, torcer por algo, sendo um grande aliado no bem-estar e na felicidade. 

“Aceitei todos os meus lados como partes da minha identidade, do meu ego, porque os membros e o ARMY me aceitam na totalidade. Quem sou, tal como sou, o meu ego é a minha prova.” 

– Proof of j-hope

Em “Outro: Ego”, faixa apresentada no álbum “Map of the Soul: 7”, temos uma reflexão sobre o passado e as batalhas que o BTS venceu, performada de uma forma divertida por j-hope. Em certo momento do MV, as cenas ocorrem no hospital, com o artista sendo atendido por profissionais da saúde que realizam alguns procedimentos, incluindo a leitura dos sinais vitais. Porém, ao invés de mostrar a frequência cardíaca, o monitor exibe a frase “quanto amor? Quanta alegria?”. Retratar as dificuldades e momentos difíceis com palavras de alegria, estética colorida e brilhante é uma das principais facetas do cantor.

Em “MORE” já temos um claro contraste de cores com relação a “Outro: Ego”, com tons mais escuros, roupas pretas e a maquiagem mais pesada de j-hope. A letra ainda tem o foco em suas experiências como artista, mas com outro olhar: o árduo estudo, as quedas e sacrifícios para realizar sua arte, que ainda é a sua razão e deleite de vida. Em seu MV também é trazido uma cena de hospital, mas não em um tom divertido. Agora observamos o artista através do raio X, cantando intensamente sobre o quanto a sua música é importante para ele e como ele quer MAIS.

Figura 2: j-hope ‘MORE’ Official MV
Fonte: YouTube

“Desejo um estádio com meus fãs, mesmo ainda (desejo isso) varrer todos os troféus, até mesmo o Grammy honra e riqueza não são tudo, eu já sei meu trabalho me faz respirar, então eu quero MAIS” 

– j-hope, MORE

Recentemente, em uma entrevista para a revista Rolling Stone, j-hope falou um pouco mais sobre sua identidade e de como queria mostrar isso aos seus fãs:

“Senti a necessidade de mostrar alguns dos meus aspectos mais sombrios… e acho que eu realmente queria fazer algo assim. Eu queria que as pessoas percebessem que j-hope não se limita a coisas brilhantes. Ele pode fazer esses conceitos e tem um amplo espectro. Eu queria chamar a atenção para essa habilidade me desafiando.”

– j-hope, Rolling Stone (2022)

O conceito de ego para Carl Jung fala sobre como nossa consciência engloba memórias, pensamentos e sentimentos, o que constitui nossa identidade e noção do futuro. O ego se torna o ponto de equilíbrio da personalidade, com dois sistemas integradores que Jung denominou introversão e extroversão.

Desde o debut do BTS, j-hope tem como sua principal característica a alegria e, por isso, é apelidado como raio de sol, o que não exclui a existência de emoções opostas. Para os fãs que o acompanham, não é de hoje que o Hoseok traz a público as diferentes partes de si e da sua personalidade, momentos esses que ocorrem em lives, de grupo ou individuais, entrevistas, MVs e até em vídeos de behind the scenes. No episódio 141 de Run BTS, os membros dizem que seu apelido é “deus” e “luz”, mas o próprio Hoseok fala sobre ter um contraste nessa personalidade brilhante quando ele está longe das câmeras: 

“Eu sou brilhante e sorrio sempre quando estou lá fora. Mas, em casa, pareço muito diferente. Talvez seja porque eu rio bastante quando estou fora. Em casa, meu rosto parece apagado. Eu acho que a sombra atrás de mim está crescendo.”

– Run BTS, EPisódio 141.

Na interação de sistemas da personalidade, após um período de comportamentos ditos como extrovertidos, será emitido um comportamento introvertido para compensar e manter o equilíbrio da psique. É importante que esse equilíbrio ocorra e observar o j-hope trazendo reflexões sobre as suas diferentes facetas, tanto nos vídeos quanto em suas músicas, permite essa conexão entre a psicologia e sua arte, podendo ser vista em “Hope World” e “Outro: Ego” e agora com Jack in the box,com um conceito mais intenso.

A fala de j-hope para a revista Rolling Stone alude às características citadas acima, as quais são, de certa forma, impostas como predominantes de sua personalidade, desconsiderando suas outras características. O psicanalista francês Jacques Lacan, ao comentar alguns mecanismos da constituição do ego do indivíduo, exemplifica que muitos se dão a partir de uma imagem e de um discurso externo, impostos sobre o psiquismo do indivíduo, como o achismo de assumir que a faceta dele é sempre apenas a “brilhante” (SANTOS e OLIVEIRA, 2017).

https://www.instagram.com/p/CfUB_a6JJdV/
Figura 3: Fotografia conceitual de j-hope ‘MORE’.
Fonte: Instagram

Em uma live feita após o lançamento de MORE, j-hope se expressa dizendo: “minha alma foi colocada neste álbum”. Desde os arranjos, letras e MV, tudo foi acordado conforme ele queria, sendo perceptível seu esforço para a produção de “Jack in the Box”. 

O artista fala bastante sobre a palavra alma em algumas lives mais recentes e no vídeo de gravação de MORE, além de elementos presentes em sua própria arte, conceito que Carl Jung buscava estudar por hipóteses e teorias ao longo da vida. Quando discutimos sobre ego, falamos sobre o eu, a consciência, nossa alma e, nesse momento, uma caixa de pandora se abre para as infinitas características que compõem nosso mundo interior. O lançamento de “Jack in the Box” pode ser para o ARMY um vislumbre do que tem na caixinha do j-hope.


REFERÊNCIAS:

BIGHIT MUSIC. Proof of inspiration. Disponível em: https://ibighit.com/bts/eng/discography/detail/proof/index.html. Acesso em: 03 jul, 2022.

GENIUS. BTS – EGO. Disponível em: https://genius.com/Bts-outro-ego-lyrics. Acesso em: 15 jul. 2022

GENIUS. J-hope – Blue Side. Disponível em: https://genius.com/Genius-english-translations-j-hope-blue-side-english-translation-lyrics. Acesso em: 16 jul. 2022

GENIUS. J-hope – MORE. Disponível em: https://genius.com/J-hope-more-lyrics. Acesso em: 15 jul. 2022

HYBE LABELS. BTS (방탄소년단) MAP OF THE SOUL : 7 ‘Outro : Ego’ Comeback Trailer. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/pKdBFeewZYE. Acesso em: 03 jul, 2022.

HYBE LABELS. [EPISODE] j-hope ‘MORE’ MV Shoot Sketch – BTS (방탄소년단). YouTube. Disponível em: https://youtu.be/jl8GHkEguXE. Acesso em: 01 ago, 2022.

HYBE LABELS. J-hope ‘MORE’ Official MV. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/LmApDbvNCXg. Acesso em: 03 jul, 2022.

ISI INFINITY. Esperança: O sentido da vida. Disponível em: https://isiinfinity.com.br/esperanca-o-sentido-da-vida/. Acesso em: 16 jul. 2022

ROLLING STONES. ‘J-Hope Isn’t Limited to Bright Things’: The BTS Star Breaks Down His Full-Length Solo Debut. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-features/j-hope-bts-album-jack-in-box-lollapalooza-1380778/. Acesso em: 15 jul. 2022

SIGNIFICADOS. Psicologia das cores. Disponível em: https://www.significados.com.br/psicologia-das-cores/. Acesso em: 16 jul. 2022

Santos, Tania Coelho dos; Oliveira, Flavia Lana Garcia de. A atualidade dos termos caráter e personalidade. Revista aSEPHallus; 12(24): p.5-16, 2017. Acesso em: 16 jul. 2022.

SIGNIFICADOS. Caixa de pandora. Disponível em: https://www.significados.com.br/caixa-de-pandora/. Acesso em: 16 jul. 2022.

Stein, M. (1998). Jung’s map of the soul an introdution. Open Court Publishing Company: Peru, Illinois.

VLIVE. Check out what’s in Jack In The Box. Disponível em: https://www.vlive.tv/video/287666. Acesso em: 16 jul. 2022

VLIVE. Run BTS! 2021 – EP. 141. Disponível em: https://www.vlive.tv/video/247499. Acesso em: 03 jul. 2022.

VLIVE. Saying Hello. Disponível em: https://www.vlive.tv/post/0-29776266. Acesso em: 10 jul, 2022.

6 respostas para “Saindo da caixa  ”

  1. A FASE EMO CHEGA PRA TODOSSS HAHAHA
    Muito importante ver esse lado do j-hope, ainda mais considerando uma parte específica do público que escutará suas músicas. Meninas pré-adolescentes do mundo todo poderão entender que está tudo bem em não estar bem às vezes, está tudo bem em ser “brilhante” um dia e ser “escura” em outro.
    Adorei as explicações do conceito do álbum dentro da psicologia!!
    Tenho certeza que j-hope se sentiria grato ao ver que seu trabalho inspirou uma análise dessas.
    Ansiosa pelo próximo texto <3

    • Oi, Amiii!
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto! A intenção é essa, de tentar trazer essa leveza e conexões entre a psicologia e o BTS!

  2. Além do álbum ser top tem todo um fundamento,uma explicação e toda emoção sentida nas músicas são emoções vividas no cotidiano.Mesclando música e psicologia acrescenta muito na vida dos fãs.
    Espero que continuem esse ótimo trabalho.

    • Muito obrigada pelo comentário e pelo tempo, amiii!
      São duas coisas que amamos: BTS e a psicologia! Está sendo um prazer trazer os dois para o BAA!

  3. Perfeito! Que análise detalhada e cheia de relevância…. Continue trazendo esse olhar profissional para que todos os fãs possam entender todo o conceito a partir dessa visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUITO MAIS