Autores: Jannielly Oliveira e Laura Bittencourt
Revisores: Elinaete Sabóia e Julyanna Dias
O BTS fechou o primeiro capítulo de sua história com “PROOF” e logo começou a preparação para sua nova era. Namjoon falou um pouco sobre isto em sua entrevista recente ao Weverse Magazine:
“Eu tenho esse desejo urgente dentro de mim de ser inspirado por toda inspiração e influência do mundo. O que o BTS deve dizer ao mundo a partir de agora? Que posição o BTS deve ser lembrado por tomar nesse momento? Como vamos funcionar daqui para frente? Eu quero obter inspiração sobre essas coisas de outras pessoas.”
A procura da identidade é algo necessário, muitas vezes a sensação de se sentir preso em um molde composto pela sociedade pode nos fazer esquecer quem somos, o que queremos e porque queremos determinadas coisas. O BTS ao entender isso, informou aos seus fãs a necessidade de se identificarem com eles mesmos para poder fazer isso como um grupo.
A psicologia e o BTS andam de mãos dadas desde o lançamento da sua primeira era, “2 COOL 4 SKOOL” (2013), no qual o grupo trouxe questionamentos sociais sobre sonhos e o período escolar. Com o passar do tempo, os lançamentos do BTS e suas mensagens transmitidas em suas músicas trouxeram assuntos como: saúde mental, amor próprio, adolescência, juventude, além de “Map of the soul” que teve como inspiração a teoria junguiana.
Os estudos da personalidade também se mostram importantes para o desenvolvimento do BTS, recentemente eles fizeram dois vídeos disponíveis no canal BANGTANTV, no qual falam um pouco sobre o famoso teste de personalidade MBTI. O MBTI ou Tipologia de Myers-Briggs, é um teste online, e que consiste em 16 tipos de personalidades, ao responder as perguntas com sinceridade, ele lhe mostra o resultado formado pelos seus 4 pilares. Claro que nenhum teste é totalmente preciso, mas muitas pessoas se sentem representadas pelo resultado e utilizam o mesmo em seu cotidiano e relações.
Além disso, alguns dos integrantes do BTS já mostraram seu interesse em estudos sobre a psicologia, Yoongi na sua live em 2020, disponível no canal do BTS no Vlive, falou sobre como tem estudado psicologia e filosofia, e que pretende no futuro ter licença para aconselhamento. Também foi visto no In The Soop 2, Yoongi lendo o livro: “A coragem de não agradar”, que é baseado na teoria psicológica de Adler.
Entendendo o grande papel que a Psicologia tem nas músicas escritas e performadas pelos meninos, e também a importância social, nesse comeback do B-Armys Acadêmicas, houve uma repaginação tanto da Equipe quanto do Painel, trazendo novas mudanças a partir das experiências e visões dos novos membros para não perder-se a riqueza e contribuições que o Painel pode trazer.
“Reticências” no dicionário quer dizer: atitude de hesitação ou de reserva em relação a algo. Aqui, as reticências irão trazer tudo aquilo que fica nestes três pontos, todo pensamento, comportamento, composição, tudo aquilo que um dia foi interrompido ou guardado, com embasamento teórico e científico trazido pela psicologia. Não pretendemos trazer segredos, mas sim, visões e perspectivas psicológicas junto ao BTS.
Existem muitos pontos para se conectar entre o BTS e a Psicologia, além das teorias analíticas de Carl Jung na era de “Map Of The Soul: 7”, e alguns pontos podem ser levantados pelo Reticências, como por exemplo, psicologia positiva e social. Além disso, estaremos abertos para curiosidades que possam aparecer sobre a psicologia, podendo trazer esses assuntos mais presentes para o Painel.
É notável o amadurecimento que os meninos tiveram nas últimas eras e como eles tem feito o possível para mostrar originalidade para o ARMY, sempre sendo sinceros sobres seus planos, junto com a relação ao autoconhecimento e saúde mental, como visto nos vídeos promocionais em “Proof of Inspiration” por exemplo, que possuía uma grande carga emocional e reflexões sobre identidade, o que nos inspirou a estudar a identidade e objetivos do Painel.
Então, sejam todos bem-vindos ao novo Painel que aqui se forma, não apenas para nós, mas junto a todos vocês.
“[…] Sim, o passado foi realmente o melhor, mas o meu melhor é o que vem depois cantaremos até o amanhecer rumo a esse dia do nosso jeito você e eu, o melhor momento ainda está por vir.”
BTS – Yet To Come (The Most Beautiful Moment)
Referências
BANGTANTV. BTS (방탄소년단) MBTI Lab 1. Youtube, 6 mai. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pGX-Qgppy9k. Acesso em: 26 jun. 2022.
BIGHIT. We Are BulletProof. Disponível em: https://ibighit.com/bts/eng/discography/detail/proof/index.html. Acesso em: 26 jun. 2022.
BIGHIT. Map Of The Soul:7. Disponível em: https://ibighit.com/bts/eng/discography/detail/map_of_the_soul-7.html. Acesso em: 26 jun. 2022.
DICIONÁRIO ONLINE PRIBERAM. Reticências. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/retic%C3%AAncias. Acesso em: 24 jun. 2022
EXTRA. Relembre as eras do BTS até ‘Map of the soul: 7’, em conceitos, MVs e coreografias. Disponível em: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/musica/relembre-as-eras-do-bts-ate-map-of-the-soul-7-em-conceitos-mvs-coreografias-24264186.html. Acesso em: 24 jun. 2022.
GENIUS. BTS – Yet To Come (The Most Beautiful Moment) Lyrics. Disponível em: https://genius.com/Bts-yet-to-come-the-most-beautiful-moment-lyrics. Acesso em: 29 jun. 2022
UNASP. Teste MBTI: qual desses 16 tipos de personalidade é o seu?. Disponível em: https://www.unasp.br/blog/teste-mbti-tipos-de-personalidade/. Acesso em: 29 jun. 2022
VLIVE. BTS. Disponível em: https://www.vlive.tv/channel/FE619 Acesso em: 29 jun. 2022
WEVERSE MAGAZINE. RM: “It’s a given when you’re an artist: You have to be the one and only”. Disponível em: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=438. Acesso em: 24 jun. 2022.
3 respostas para “Reticências, o que está por vir?”
Parabéns pessoal belíssimo trabalho
Espero que continuem nos presenteando.
Lindo,lindo
Como Army, Estudante de Psicologia do 10° semestre, e estagiando na área da Psicologia Positiva, estou muito orgulhosa deste texto, desse encontro, e das possibilidades a partir dele… Parabéns para quem escreveu, está muito bom!
Esse texto me cativou muito e me deixou bem animada para ler os próximos, amei as referências. Não tem como falar de bts e não falar de pscologia, né? Definitivamente já é meu espaço preferido do site hihihi
Ansiosa para o que está por vir! <3