Quero pesquisar sobre o BTS na saúde

Fonte: Big Hit Entertaiment
Fonte: Big Hit Entertaiment
Stefhani Sousa
Revisado por: Ariely Medeiros e Mariana Castro

Olá ARMYs, tudo bem?

Nós, estudantes acadêmicos, sempre ficamos nervosos e pensativos quando falamos sobre o tão famigerado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E se tem uma coisa que a maioria pensa é: como posso falar sobre BTS no meu TCC? 

Essa pode ser uma tarefa difícil e demanda mais tempo, principalmente para estudantes da área da saúde, que na maioria das vezes têm o ser humano como objeto de pesquisa. Por conta disso, trabalhos nesse campo requerem recursos científicos mais concretos e podem precisar passar por um comitê de ética. Esperamos que esse texto ajude a clarear a mente e dê ideias brilhantes para vocês.

Decidindo o Tema

A primeira coisa a se fazer é pensar em um tema com o qual você esteja confortável em escrever, para desenvolver da melhor forma possível. Pense no que te faz feliz, um assunto de alguma área que você se identifica e queira falar a respeito. Faça uma pesquisa relacionada à sua escolha, pois isso pode ampliar seu olhar sobre a área desejada e ajuda a delimitar seu trabalho.

Vale ressaltar que essa dica é aplicável a qualquer curso, área ou tipo de trabalho que você for desenvolver.

Como o TCC é um trabalho científico, não podemos utilizar informações apenas no “achismo”, sem ter a devida referência bibliográfica. Isto se dá através de artigos científicos que encontramos em bases de dados (Scielo, The Lancet, dentre outras), blogs, revistas e, acredite ou não, a música também pode ser um tipo de referência.

Tudo isso deve ser considerado junto com seu orientador, se a pesquisa é cabível e como explicar o tema para garantir uma boa nota. A escolha do orientador também é levada em conta com base na definição da área que você quer escrever, pois nada melhor do que alguém que entende do seu tema para te guiar.

Saúde e BTS 

Com tema ou área definida, vem a maior questão de todas: como posso falar sobre o Bangtan dentro do meu trabalho acadêmico?

Para estudantes da saúde esse pode ser um conceito delicado, visto que na literatura científica há pouquíssima referência sobre o grupo. O que existe são artigos de blogs, como este que você está lendo, e de grandes revistas do meio artístico. Entrevistas do BTS e o conceito de interpretação de alguma música seguindo seu tema, podem ser utilizadas para afirmar uma teoria, por exemplo.

Lembre-se de ver como ficará a escrita do referencial bibliográfico, ponto de grande importância no projeto, devido aos detalhes de cada tipo de referência que será utilizada.

Outra coisa que deve ser levada em conta é que, por escassez de conteúdo, desenvolver um TCC do tipo revisão por exemplo, pode não ser impossível, mas é um desafio, já que estudos desse modelo são baseados em outros trabalhos científicos.

É de conhecimento dos acadêmicos que a maior parte dos trabalhos da saúde tem como objeto de estudo o ser humano, o que leva a pesquisas na maior parte das vezes inovadoras, por estudarem o comportamento humano de forma minuciosa. Esses projetos mostram tanto um potencial para melhoria da qualidade de vida, bem como que você se importa em pesquisar como se dá essa assistência.

Um ponto de atenção é que qualquer pesquisa que envolva a espécie Homosapiens deve estar dentro das normas da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, a qual diz respeito ao livre arbítrio e direitos do seu objeto de pesquisa, como o anonimato. Para desenvolver a escrita do seu TCC, além da metodologia, ele deve ser submetido ao Comitê de Ética, assim como qualquer estudo da modalidade quantitativa. O comitê irá analisar o projeto, aprovar ou não, revisar o progresso e proteger os participantes da pesquisa.

E agora, como falar sobre o BTS?

Fonte: Big Hit Entertaiment

Diante das abordagens sobre o BTS, a maior produção que se tem na literatura da saúde é dentro da área da psicologia, ciência que estuda a psique humana e seu comportamento, visando o bem-estar mental e melhor qualidade de vida.

Porém, a palavra saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado completo de bem-estar físico, mental e social. E, para alcançar esse objetivo, é necessária a realização de atividades multiprofissionais atuando juntas para um bem comum.

Isso significa que mesmo que o Bangtan aborde conceitos como amor próprio, saúde mental e evolução pessoal, esses assuntos podem contribuir para os demais setores da saúde. É possível citar a enfermagem como exemplo, que estuda o conceito de atendimento humanizado, afinal todo cuidado da enfermagem é preventivo, curativo ou de reabilitação do homem.

Assim, a saúde mental pode vir a ser um tema de sua escolha, no qual é possível falar sobre como as músicas do BTS ajudaram o ARMY no autoconhecimento ou a superar uma fase difícil, como a pandemia ou alguma doença em específico (depressão, ansiedade, entre outros transtornos mentais). 

Esse é um contexto que pode ser aproveitado de várias maneiras, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Na prova, alguns ARMYs aproveitaram a oportunidade para citar o Bangtan na redação e tiveram bons resultados.

O texto citado acima cabe em um conceito que está dentro das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), as quais  utilizam métodos terapêuticos que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as dezenas de práticas está presente a Musicoterapia, que utiliza toda a questão da música, ritmo, letra, interpretação e instrumentação como processo de cuidado, a depender da aceitação do participante. Contudo, é uma prática que cabe em qualquer área de estudo, por poder ser trabalhada de forma multiprofissional.

Com isso, você ainda pode fazer seu TCC utilizando a interpretação de uma música ou álbum, ou entrevistando o ARMY para entender melhor todo o processo de cuidado que o BTS tem com seus fãs e como a mensagem que eles passam reflete no dia a dia e na busca de uma vida saudável do fandom.

Como já comentado, você ainda pode citar alguma fala do Bangtan em entrevistas ou associar o desenvolvimento de músicas ou álbuns se baseando em livros de psicanálise, para dar aquela moral no seu projeto e mostrar à sua banca de defesa do TCC que o BTS é muito mais que um simples grupo de pop coreano e rostinhos bonitos.

Esperamos ter ajudado, até a próxima! 

Referências:

3 respostas para “Quero pesquisar sobre o BTS na saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUITO MAIS